quinta-feira, setembro 27, 2007

Noite dos bombos em Parambos






Fotos Rui Lopes

Ao primeiro minuto do dia 24 de Agosto, os bombos rompem pela festa. Fazem calar o grupo musical que estava actuar, numa atitude humilde mas quase imposta de "agora quem toca são os de cá".

Senti algo que me fez respeitar e admirar aquela encenação que eu interpretei como um rito.

Os habitantes de Parambos tocam os seus bombos. Fazem a sua festa transmitindo aos que assistem o êxtase do som dos bombos. Há anos atrás havia poucos bombos. Mesmo assim toda a juventude participava. Uns com tachos outros com cântaros ou até mesmo bidões. Da meia noite às 5 da manhã era o som desses instrumentos que reinava.


Veja outra reportagen sobre a Noite dos Bombos nos Blogue VIVER PARAMBOS ;
e no Blogue À DESCOBERTA DE CARRAZEDA DE ANSIÃES.

Em 2008 não falte a este espectáculo.


5 comentários:

Unknown disse...

Um abraço aos companheiros de reportagem: Luís e Aníbal.

Anónimo disse...

Ola amigo Li
Foi bom encontrà-lo aqui vejo que continua com a sua màquina fotogràfica.
Um grande abraço amigo.

Anónimo disse...

Olá! eu estou aqui.
Finalmente sou apanhado na net.
Boa Rui Lopes, gosto muito de tua visão escrita e fotográfica do sentir da noite dos Bombos em Parambos.
Um abraço com amizade.

Agora para o meu amigo Zé Ramos.
Para mim é bom encontrar o amigo nestes espaços interneticos. Carrazeda é sempre um espaço de boas amizades que são para a vida.
A máquina faz parte da história da minha vida e é inseparável como sempre.
Um grande abraço com amizade.
Li Malheiro

At Ento/ViverParambos disse...

Saudações ao Ansiães Aventura que nos habituou à qualidade fotográfica e desta vez, pela visão de Rui Lopes e a sua máquina, o destaque foi para a nossa Noite dos Bombos, um evento que já remonta ao século e mesmo ao Milénio passado.
Sentimo-nos orgulhosos de tal evento e muito satisfeitos pelo destaque dado aqui. Gratos pela atenção.
Reforçamos a máxima "PARA O ANO EM PARAMBOS A 23 DE AGOSTO"
Com a nossa amizade.
At Ento

Anónimo disse...

Parabéns ao "Ansiães Aventura" por esta belissima reportagem da noite dos bombos,Parabéns também pelas excelentes fotos e amostras das nossas terras atrás dos montes escondidas e que com este meio de comunicação nos aproxima.
Saudações,
Helder Seixas